- FutFortaleza
- Desabafo Explosivo de Vojvoda Após Classificação do Fortaleza
Desabafo Explosivo de Vojvoda Após Classificação do Fortaleza
Por Redação FutFortaleza em 24/03/2025 10:42
Vojvoda Dispara Contra a Federação Cearense Após Classificação
A vaga do Fortaleza na final do Campeonato Cearense foi selada com um triunfo de 1 a 0 sobre o Ferroviário no último sábado (8), mas o que realmente roubou a cena foi o longo e contundente desabafo do técnico Juan Pablo Vojvoda. O embate decisivo, assim como o jogo de ida que terminou em empate sem gols, ocorreu no Estádio Presidente Vargas.
A escolha do local da partida, imposta pela Federação Cearense de Futebol (FCF), foi o estopim para a indignação de Vojvoda. A alteração, anunciada na quarta-feira anterior (5), transferiu o confronto da habitual Arena Castelão para o Presidente Vargas.
A razão por trás da mudança residia em uma exigência do Governo estadual, que impõe um intervalo mínimo de 66 horas entre jogos realizados no Castelão. Tanto Fortaleza quanto Ceará, mandantes nas partidas de volta das semifinais do Cearense, almejavam utilizar o estádio, gerando um impasse.
Críticas à Federação e Cobrança à Torcida do Fortaleza
Diante da recusa de ambos os clubes em ceder, a FCF optou por designar o Presidente Vargas como palco das duas semifinais, decisão que inflamou os ânimos de Juan Pablo Vojvoda. O treinador não poupou críticas nem mesmo à torcida do Fortaleza , que recentemente estendeu faixas de protesto contra o CEO do clube, Marcelo Paz.
Em um discurso carregado de emoção, Vojvoda questionou o que seria dito caso o time não tivesse alcançado a classificação: "Se hoje não tivéssemos conseguido nos classificar, qual seria sua pergunta? Como jogou o time hoje? Por que fez um gol ou por que no 0 a 0 estava ruim? E se fosse para os pênaltis, vocês iriam dizer o mesmo?".
O técnico reconheceu a dificuldade da partida, elogiando a postura defensiva do adversário. No entanto, fez questão de enfatizar que o objetivo do Fortaleza não é apenas disputar a Libertadores, mas sim honrar o prestígio do clube em cada partida. "Não quero dizer que esse time ou esse elenco vai jogar Libertadores pela segunda vez. Entendido? Não sei onde estão as dúvidas, o que acontece... sei que estou diferente de outros momentos, é o momento para dizer o que sinto. Nesta semana, me senti desprotegido muitas vezes, não pelo clube, mas pela federação", declarou.
Defesa do Fortaleza Acima de Tudo
Vojvoda questionou a prioridade da FCF, contrapondo-a com a sua própria: "Não sei porque jogamos duas vezes em Castelão. Qual a prioridade? Minha prioridade é o Fortaleza . Qual a prioridade do (Cearense?). Defendo o Fortaleza . Vou a São Paulo, Sul... se não nos defendermos... queria jogar em Castelão, sabia o que iria acontecer hoje... que seria um jogo complicado".
O treinador argumentou que jogar fora do Castelão é dar vantagem aos adversários, insinuando que há forças externas tentando prejudicar o Fortaleza . "Quando colocamos o pé em campo, estamos jogando o prestígio. O que vamos dizer aos torcedores se não nos classificarmos à final? Está encontrando desculpas porque jogou no Presidente Vargas. Eu iria falar o mesmo. Qual a prioridade da federação? Graças ao Fortaleza que se conhece em todo a América do Sul", afirmou.
Apesar de elogiar a paixão da torcida, Vojvoda cobrou um apoio incondicional ao time: "Não graças a Vojvoda, graças aos jogadores, que perdem uma partida ou empatam e pensam em vaiar. Antes de começar o jogo. Torcida do Fortaleza é maravilhosa, eu tiro o chapéu pela torcida do Fortaleza , ela me emociona. Mas tenho que cobrar da torcida do Fortaleza , pois eles cobram de mim. Falo de todas as torcidas. Vamos crescer juntos, é o momento de estar unido. Querem ganhar do Fortaleza fora de campo. Porque jogar fora do Castelão é porque querem ganhar fora de campo. Fizemos três gols hoje. O primeiro foi bem anulado, o segundo eu não sei. Três gols! Querem derrubar o Fortaleza , mas com o Vojvoda aqui vai ser muito difícil. E com esses jogadores vai ser difícil. Minha prioridade é defender o Fortaleza . É a primeira vez que você me escuta desse jeito", finalizou o treinador.
Com a vaga na final garantida, o Fortaleza aguarda o resultado do confronto entre Ceará e Maracanã para conhecer seu adversário. A partida, que definirá o outro finalista, será disputada neste domingo (9), às 17h (de Brasília), no Presidente Vargas. No jogo de ida, o Vozão saiu vitorioso com um placar de 3 a 0.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros